Fisioterapia Esportiva& Nutrição

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Uso da cafeína no tratamento da obesidade

A prevalência da obesidade vem aumentando nas últimas décadas em todo o mundo, deixando assim de ser um problema particular para se tornar um importante problema de saúde pública.
Devido à complexidade do tratamento e necessidade de perda de peso para se evitar procedimentos cirúrgicos, os pacientes obesos precisam do maior número de ferramentas possíveis para auxiliá-los neste processo.
Os resultados encontrados em pesquisas recentes sugerem que a cafeína pode ser considerada como uma ferramenta para o auxílio do tratamento da obesidade, pois essa substância desencadeia alterações metabólicas e fisiológicas, resultando na melhoria do desempenho durante atividades físicas e posterior perda de peso.
Porém, seu estudo é complexo e seus efeitos podem variar de acordo com as respostas individuais e diferentes dosagens empregadas. Sendo que dosagens diárias elevadas da substância podem levar a sintomas como: ansiedade, inquietação, irritabilidade, tremores, perda de apetite, tensão muscular e palpitações no coração.
Assim, o paciente precisa ser acompanhado de perto por médicos e nutricionistas, cabendo a eles avaliarem os riscos e os benefícios inerentes a cada caso e só assim lançarem mão deste recurso.