A Bandagem funcional é uma técnica originária dos Estados Unidos caracterizada pela utilização de fitas adesivas aplicadas sobre a pele cujo objetivo é promover o posicionamento da articulação ou do segmento, a fim de se evitar amplitudes de movimento exageradas.
Esse procedimento permite um alinhamento satisfatório dentro da biomecânica articular, diminuindo a sobrecarga tendinosa, capsular, ligamentar e muscular, favorecendo a evolução do processo de reabilitação.
Hoje sua maior utilização é feita na prevenção e tratamento de lesões relacionadas ao esporte, por diminuir o tempo de afastamento dos atletas, especialmente quando o trauma é decorrente da própria prática esportiva.
A técnica é um recurso importante, já que proporciona efeito imediato na estabilização articular e alívio da dor para os atletas. Além disso, é de fácil e rápida aplicação. O material para a bandagem é especial e existe uma seqüência para a sua aplicação.
A eficácia da bandagem dependerá da técnica de aplicação, do tipo de material, do tempo de utilização e do tipo de prática esportiva.
Dr. Felipe J. Kaihara
